sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como combater o ctrl+c/ctrl+v?

Charge de Pedro Otávio Cavalcante

Esse post foi escrito há três anos,mas como continua atual, decidi postar novamente.

Mídias na Educação - Ciclo Básico III – UFRJ
Mídias na Educação - Módulo Básico de Informática
Atividade 3: Navegando e Criando na Internet
Aluna: Ana Paula Motta de Oliveira Pinto

Em qualquer discussão entre professores, em qualquer parte do país, em qualquer parte do mundo, existe uma queixa comum a todos: a cada dia fica mais difícil combater a prática da simples cópia nos trabalhos escolares, a chamada “cultura do ctrl+c/ctrl+v”. 
Em qualquer site de busca é possível encontrar textos sobre qualquer assunto na internet, o que pode ser muito bom e muito ruim. É como se de repente todo cidadão tivesse acesso à maior biblioteca do mundo, por outro lado o conteúdo além de não ser sempre confiável trouxe à tona a prática da cópia de trechos sem identificação de autoria, a disseminação do plágio.
Refletindo sobre essa prática, que há muito já chegou também às universidades, comecei a pensar no quanto nós professores contribuímos para que isso aconteça. Será que sempre valorizamos a autoria, citamos fontes, lemos o nome do autor quando lemos um texto em sala de aula, valorizamos a autoria dos alunos?
Com certeza muitos valorizam e outros tantos não o fazem. Mas é bom que se pense sobre isso e que essa atitude seja cotidiana. Mas é preciso ir além e temos aí a questão da orientação à pesquisa. Não podemos simplesmente indicar os temas a serem pesquisado e “soltar” os alunos no laboratório de informática, assim como não podemos fazer o mesmo na biblioteca escolar.
É interessante que a orientação à pesquisa seja feita desde as séries iniciais. O professor deve orientar a forma de pesquisar, sugerindo fontes mais confiáveis, maneira de resumir um assunto sem que seja copiado, identificar a autoria, fazer as citações entre aspas, citar fontes.
Quando esses cuidados são tomados, a prática nefasta do plágio é reduzida. Uma forma interessante de valorizar a autoria dos alunos é a publicação dos trabalhos da turma da maneira que as crianças e adolescentes mais valorizam: na própria internet. A professora Maria Cecília de Geografia da escola onde estuda meu filho, Instituto Dom Bosco- Salesiano, fez um trabalho muito interessante com blogs. Deixo aqui o link de um dos blogs, MundoGlobalizado(http://www.mundoglobalizad.blogspot.com/)
Com certeza é possível mudar a prática do copiar/colar e incentivar a prática da pesquisa séria, da leitura e da escrita utilizando para isso a própria internet e ainda outras fontes impressas. Afinal, novas mídias novos problemas, novas soluções e acima de tudo um mundo inteiro a explorar.