Atividade 3.4 – Compartilhando descobertas
Ana Paula Motta de Oliveira Pinto, Teresa Cristina Azeredo, Silvane Salles Medeiros
ATIVIDADE 3.3 NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
ATIVIDADE 3.3 NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21629
Questionário III
23.09.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura
Objetivo
Testar a compreensão textual e interpretação de texto do aluno
Descrição
Apresenta um pequeno texto chamado "O outono", que o aluno terá que interpretar e responder a quatro questões de múltipla no tempo máximo de cinco minutos. O recurso também mostra a pontuação do aluno em porcentagem
Autor
Pinho, Rosário
Licença
Licença Creative Commons: Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal
Fonte do recurso | Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
Rosário Pinho | pt | 37,434 KB | 68 |
· Ana Paula Motta de Oliveira Pinto, C.E. VISCONDE DO RIO BRANCO , Rio de Janeiro - disse:
O recurso deixa claro que nem sempre a utilização de questionários é uma prática ultrapassada, desde que seja encaminhada de forma criativa, inteligente, desafiadora. Interessante a interatividade do recurso. |
|
|
|
|
|
|
|
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8055
Onde está o Aqüífero Guarani?
27.08.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente
Objetivo
Trazer informações sobre onde é localizado o Aqüífero Guarani.
Descrição
Vídeo informativo sobre o Aqüífero Guarani que demonstra a sua localização
Autor
Liga Ambiental
Licença
Fonte do recurso | Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
MEC | pt | 2,088 MB | 539 |
· Ana Paula Motta de Oliveira Pinto, C.E. VISCONDE DO RIO BRANCO , Rio de Janeiro - disse:
O vídeo é interessante,mas poderia ser mais aprofundado.Sugiro que seja usado como um "pontapé" inicial e ampliado com outros vídeos e pesquisas em livros e sites. |
|
|
|
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19232
Casos de amor 3
04.05.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes
Objetivo
Despertar nas crianças o interesse de construir suas próprias histórias de vida, bem como compreender a importância da união familiar
Descrição
Conto infantil elaborado artesanalmente por crianças do Movimento Comunitário Estrela Nova, de São Paulo, que narra a história de amor de um jovem casal, o qual vivencia em seu casamento vários valores familiares, como união, superações e cumplicidade
Autores
Anker, Ana Luisa
Contos Interativos
Crianças do Movimento Comunitário Estrela Nova
Licença
Ana Luisa Anker, representante da empresa Contos Interativos, disponibilizou a mídia sob quaisquer modalidades existentes, tais como reprodução, representação, adaptação, tradução, distribuição, transferência, entre outras, sendo vedada qualquer utilização com finalidade lucrativa
Fonte do recurso | Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
Ministério da Educação (MEC) | pt | 4,094 MB | 126 |
Opiniões
Ana Paula Motta de Oliveira Pinto, C.E. VISCONDE DO RIO BRANCO , Rio de Janeiro - disse:
apaulamott@hotmail.com Quatro estrelas
Muito interessante. Fica evidente a construção coletiva do texto e ainda a construção do roteiro e desenvolvimento da animação com a colaboração de vários alunos, pois os traços diferentes deixam claro isso.
http://portal.mec.gov.br/tvescola/
No sítio da TV Escola é importante apresentar aos professores a possibilidade de usar a programação ao vivo mesmo sem ter acesso a uma TV com antena parabólica ou TV à cabo, já que a programação é disponibilizada ao vivo na internet.
É possível programar as aulas porque a grade de programação está disponibilizada no sítio. Inclusive com detalhes sobre os programas e séries exibidos. Além disso existe destaque para programas especiais.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Muitos professores ainda não conhecem o acervo do Domínio Público nos computadores Proinfo do LIED. É interessante apresentar o acervo.
Por outro lado é preciso ainda apresentar o sítio do Domínio Público,com acervo ainda maior bem como com especiais muito interessantes como o sobre Machado de Assis. http://portal.mec.gov.br/machado/
Ativ 3.2 Repositório de material digital -Teresa Azeredo
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=65566
A criança e a mídia: imagem, educação, participação
“Se a educação para a mídia não pode, de acordo com os direitos da criança, protegê-las de certos conteúdos dos meios de comunicação coletiva, pode, no entanto, evitar exageros que comprometem ainda mais a crise moral do nosso tempo”.
http://portal.mec.gov.br/tvescola/
Contém muitas aulas interessantes através dos vídeos e dicas pedagógicas. É considerada ferramenta de formação continuada e fonte de conhecimento.
17/10/2009- 16h25 -Vídeo :A Química de Quase Tudo .Mostra a presença da química em nosso dia-a-dia, explorando e investigando o nosso ambiente.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Site de interação e colaboração, com múltiplas sugestões, oferece variados recursos multimídias
que facilitam a vida do professor.
http://quartodesegredos.blogspot.com/
O blog é um encanto: poético, convidativo e acolhedor, nos remete a refletir, a viajar...
Produtos e objetos do Portal do professor
1º
“As imagens muitas vezes sensibilizam mais do que palavras!!!”
@ Imagens de Queimadas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20071
2º
“Saber ouvir” é tão importante como “saber falar”.
@ Áudio - programa de rádio
Caminhos para uma agricultura de base rural
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21627
3º Vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19694
Aborda um dos problemas relacionados ao meio ambiente, qual seja, a não utilização de cestos de lixo, ocasionando o depósito de materiais em locais indevidos, causando enchentes, por exemplo, nas grandes cidades atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário