sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como combater o ctrl+c/ctrl+v?

Charge de Pedro Otávio Cavalcante

Esse post foi escrito há três anos,mas como continua atual, decidi postar novamente.

Mídias na Educação - Ciclo Básico III – UFRJ
Mídias na Educação - Módulo Básico de Informática
Atividade 3: Navegando e Criando na Internet
Aluna: Ana Paula Motta de Oliveira Pinto

Em qualquer discussão entre professores, em qualquer parte do país, em qualquer parte do mundo, existe uma queixa comum a todos: a cada dia fica mais difícil combater a prática da simples cópia nos trabalhos escolares, a chamada “cultura do ctrl+c/ctrl+v”. 
Em qualquer site de busca é possível encontrar textos sobre qualquer assunto na internet, o que pode ser muito bom e muito ruim. É como se de repente todo cidadão tivesse acesso à maior biblioteca do mundo, por outro lado o conteúdo além de não ser sempre confiável trouxe à tona a prática da cópia de trechos sem identificação de autoria, a disseminação do plágio.
Refletindo sobre essa prática, que há muito já chegou também às universidades, comecei a pensar no quanto nós professores contribuímos para que isso aconteça. Será que sempre valorizamos a autoria, citamos fontes, lemos o nome do autor quando lemos um texto em sala de aula, valorizamos a autoria dos alunos?
Com certeza muitos valorizam e outros tantos não o fazem. Mas é bom que se pense sobre isso e que essa atitude seja cotidiana. Mas é preciso ir além e temos aí a questão da orientação à pesquisa. Não podemos simplesmente indicar os temas a serem pesquisado e “soltar” os alunos no laboratório de informática, assim como não podemos fazer o mesmo na biblioteca escolar.
É interessante que a orientação à pesquisa seja feita desde as séries iniciais. O professor deve orientar a forma de pesquisar, sugerindo fontes mais confiáveis, maneira de resumir um assunto sem que seja copiado, identificar a autoria, fazer as citações entre aspas, citar fontes.
Quando esses cuidados são tomados, a prática nefasta do plágio é reduzida. Uma forma interessante de valorizar a autoria dos alunos é a publicação dos trabalhos da turma da maneira que as crianças e adolescentes mais valorizam: na própria internet. A professora Maria Cecília de Geografia da escola onde estuda meu filho, Instituto Dom Bosco- Salesiano, fez um trabalho muito interessante com blogs. Deixo aqui o link de um dos blogs, MundoGlobalizado(http://www.mundoglobalizad.blogspot.com/)
Com certeza é possível mudar a prática do copiar/colar e incentivar a prática da pesquisa séria, da leitura e da escrita utilizando para isso a própria internet e ainda outras fontes impressas. Afinal, novas mídias novos problemas, novas soluções e acima de tudo um mundo inteiro a explorar.

Um comentário:

David disse...

Esse problema ocorre muito com meus alunos. Estou implementando uma boa técnica. Trabalhamos juntos na biblioteca, para que removam as informações de livros, não de internet. Eu trabalho com profissionais confiáveis que me ajudam no meu trabalho.