Nem todo projeto é interdisciplinar, embora quando isso acontece seja mais rico para todos.
O projeto focado em apenas uma área do conhecimento é possível, no entanto acho que de certa forma restringe o aluno a uma forma de trabalhar que vai contra a maneira como o conhecimento circula no mundo, um projeto que não integre e mais ainda transponha várias disciplinas hoje me parece uma forma de trabalhar um tanto ultrapassada.
Na discussão anterior já afirmava que muitas vezes o que se vê é uma mera adaptação do que outrora se chamou de “Temas Geradores” sob o rótulo de projeto. Projeto não é uma apenas uma proposta pontual em que tenta-se dar conta das mais diferentes disciplinas como numa colcha de retalhos a partir de um tema.
O mais importante muitas vezes é esquecido, que é uma maneira nova de ensinar e aprender. Entendo que um bom projeto tem que fundamentar-se em um princípio básico: a autoria. É inconcebível que alunos e professores participem de projetos como meros expectadores, mas não é incomum em algumas escolas os projetos serem concebidos e executados sem levar em conta esse princípio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário