quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como se trabalha com Projeto

Acho que a grande questão que deve ser colocada quando se propõe um trabalho por projetos é de que a partir dele se pode exercer um protagonismo muito produtivo, calcado no princípio da autoria coletiva em alguns momentos, individual, mas não isolada em outros.
Não se deve pensar num trabalho com projeto em que alguns apenas executam idéias de outros. Quem se propõe a trabalhar assim apenas utilizou o projeto como ferramenta, trazendo uma “capa de modernidade”, mas que continua pensando o ensino como via de mão única.
A questão da interdisciplinaridade é outro ponto em que um projeto adequado se diferencia de um mero amontoado de “temas geradores”.
É preciso também destacar que o projeto não pode se tornar camisa de força, sendo, pois flexível para que determinados conteúdos possam ser aprendidos, mesmo que de uma maneira diferente da inicialmente proposta.

4 comentários:

Mary Jeanne disse...

Ana Paula, em primeiro lugar parabéns pelo Blog, está muito bem elaborado.
Bem e falando em projetos, vejo que para se trabalhar com projeto que é algo inacabado, mas que deve ser planejado, buscando parceria entre alunos e professores todos envolvidos em um só pensamento, visando o produto final, que seja ele interdisciplinar ou não, mas para que o resultado seja mais propicio é interessante a interdisciplinaridade.

Sil Medeiros disse...

Olá, Ana!! O Baú de suas idéias está ótimo! Parabéns!! As experiências com projetos estão ganhando espaço nas escolas! Temos que aprender e compartilhar as experiências. não podemos perder de vista o principal aspecto a ser considerado nesta nova prática: a autoria do aluno e o uso das dferentes linguagens propiciadas pelas tecnologias. Acredito que atualmente nós professores temos o maior desafio até então não enfrentado: é de reconhecer a nossa condição de eterno aprendizes e, de mediadores imprescindíveis no processo de aprendizagem dos alunos.
Abraços!
Silvane S. Medeiros

Mirene Cunha disse...

Oi Ana Paula!!! Adorei o seu blog!!!! Parabéns muito bom mesmo!!!
Acho que a grande característica do trabalho com projetos é poder negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho, pois eles são sujeitos da aprendizagem e nós professores, seus parceiros.
O Projeto, como o próprio nome diz, é o esboço do que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver A todo momento podemos rever a idéia inicial para poder levar adiante sua execução e ou reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.

Mirene da Cunha

Rosana disse...

Faço minhas as palavras de Mary Jeanne ,Mirene e Silvane... Blog nota 10 !!
Bom trabalho,meninas ! Interagir ,inter agir, agir... sempre !!!! bjs