Não se deve pensar num trabalho com projeto em que alguns apenas executam idéias de outros. Quem se propõe a trabalhar assim apenas utilizou o projeto como ferramenta, trazendo uma “capa de modernidade”, mas que continua pensando o ensino como via de mão única.
A questão da interdisciplinaridade é outro ponto em que um projeto adequado se diferencia de um mero amontoado de “temas geradores”.
É preciso também destacar que o projeto não pode se tornar camisa de força, sendo, pois flexível para que determinados conteúdos possam ser aprendidos, mesmo que de uma maneira diferente da inicialmente proposta.
4 comentários:
Ana Paula, em primeiro lugar parabéns pelo Blog, está muito bem elaborado.
Bem e falando em projetos, vejo que para se trabalhar com projeto que é algo inacabado, mas que deve ser planejado, buscando parceria entre alunos e professores todos envolvidos em um só pensamento, visando o produto final, que seja ele interdisciplinar ou não, mas para que o resultado seja mais propicio é interessante a interdisciplinaridade.
Olá, Ana!! O Baú de suas idéias está ótimo! Parabéns!! As experiências com projetos estão ganhando espaço nas escolas! Temos que aprender e compartilhar as experiências. não podemos perder de vista o principal aspecto a ser considerado nesta nova prática: a autoria do aluno e o uso das dferentes linguagens propiciadas pelas tecnologias. Acredito que atualmente nós professores temos o maior desafio até então não enfrentado: é de reconhecer a nossa condição de eterno aprendizes e, de mediadores imprescindíveis no processo de aprendizagem dos alunos.
Abraços!
Silvane S. Medeiros
Oi Ana Paula!!! Adorei o seu blog!!!! Parabéns muito bom mesmo!!!
Acho que a grande característica do trabalho com projetos é poder negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho, pois eles são sujeitos da aprendizagem e nós professores, seus parceiros.
O Projeto, como o próprio nome diz, é o esboço do que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver A todo momento podemos rever a idéia inicial para poder levar adiante sua execução e ou reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
Mirene da Cunha
Faço minhas as palavras de Mary Jeanne ,Mirene e Silvane... Blog nota 10 !!
Bom trabalho,meninas ! Interagir ,inter agir, agir... sempre !!!! bjs
Postar um comentário