quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Índios Preservam Tradições com o Uso da Tecnologia



Acho que tendemos a considerar currículo o que se enquadra no que se costumava chamar de “grade curricular” ou mais modernamente “matriz curricular”.

Fugindo desses conceitos de “grades”, podemos considerar a produção do vídeo Índios Preservam Tradições com o Uso da Tecnologia como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura.

Outro mito é de que só é projeto quando é “algo grandioso” realizado durante meses ou durante todo o ano. Podemos fazer projetos em apenas algumas aulas, desde que saibamos o que queremos para onde vamos e consigamos integrar todos que dele participam. É o que afirma Clara Pereira Coutinho*.

“Sendo guiado por uma finalidade, um projecto curricular pressupõe sempre uma determinada concepção acerca do que é a EDUCAÇÃO (um ideal educativo), porque é com
base numa meta que se concretiza um qualquer projecto; é precisamente aqui, na concretização
de uma mesma finalidade educativa, que a TE se cruza com o Currículo, integrando-
o,”**


* Professora Auxiliar do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa. Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho
** Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou
se bifurcam? Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n. 15-16, p. 1-16, jan./dez. 2007. 

Nenhum comentário: