quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Projeto Lendo o Mundo: Uma experiência com projeto integrando currículo


O projeto foi elaborado e discutido durante a Semana Pedagógica do C.E. Visconde do Rio Branco (que fica no bairro da Lapa em Campos) e contou com a participação dos professores de todas as áreas, da direção e da Coordenação Pedagógica.

O objetivo do Lendo o Mundo, elaborado no C.E.Visconde do Rio Branco em 2010 é capacitar o aluno para que utilize, de forma correta, a leitura e a escrita de variados portadores de textos, visando uma melhor comunicação social; obtenha informações em fontes de comunicação tais como diálogos, entrevistas, jornais, crônicas, mapas,documentos históricos sobre questões atuais;gráficos, compreenda e respeite as variedades linguísticas ao expressar ideias e opiniões; reflita e use os conhecimentos adquiridos sobre a língua e outras disciplinas, possibilitando o crescimento da análise crítica de valores e conceitos.

O fracasso escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem sua origem nas questões ligadas à leitura e escrita. O baixo interesse pela leitura traz consequências para a escrita e esse problema é transferido às séries posteriores. A repetência nas séries iniciais comprova a dificuldade da escola em ensinar a ler e escrever. Para desenvolver o gosto pela leitura, o aluno precisa perceber a necessidade da comunicação nos diversos campos do conhecimento.

O objetivo geral do LENDO O MUNDO é estimular o aluno a reconhecer a leitura e a escrita como formas fundamentais de aprendizagem; estabelecer relações discursivas; confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes manifestações da linguagem verbal falada e escrita.

Nenhum comentário: