*Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 1.0
Tecnologia na sociedade,na vida na escola
Fórum
É muito complicado abraçar teorias que não dão conta da questão da tecnologia neste início de milênio. Por outro lado é verdade que muitas escolas têm uma posição um tanto distorcida do que é a tecnologia aplicada à educação.
Uma escola que valorize o lúdico através de brincadeiras e artes pode sim integrar as tecnologias de informação e comunicação e não se tornar uma defensora de teorias que tentam “proteger” a escola dos “perigos” da tecnologia.
Escolas como as que “vendem” a tecnologia como o último “grito” da modernidade, em que a utilização das tecnologias de comunicação e informação é apresentada como a tábua de salvação da educação são a outra face da moeda, como uma visão tão ou mais distorcida do que deve ser a educação neste início de terceiro milênio.
A tecnologia não deve ser vista nem como um “perigo” para mentes infantis e jovens nem como solução de todos os problemas da educação. Integrar as diferentes mídias ao processo de ensino-aprendizagem é muito importante desde que não se perca de vista vários aspectos deste processo. Necessitamos pensar na tecnologia como ferramenta para educar sem que, no entanto seja vista como única saída ou meio no processo educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário