Atividade 1.2
A identidade do professor e a própria aprendizagem
A identidade do professor e a própria aprendizagem
Diário de Bordo
Acho que ser professor hoje é ter que saber lidar com a diversidade. A democratização do acesso à escola trouxe uma complexidade de relações sociais antes inexistentes na escola. Em contrapartida a massificação da rede de escolas trouxe no seu bojo a queda gradual da qualidade, que se não é por causa do aumento da oferta de vagas mas da preocupação primeira com números. A função docente traz é complexa em sua essência e hoje somos desafiados de várias formas. Muitos professores pouco lêem e ficam presos a fórmulas prontas do passado e ao mesmo tempo se vêem desafiados a enfrentar o mundo em constante mutação com o avanço das novas tecnologias. Há que se discutir que escola é essa que queremos que escola é essa que temos, cada dia com menor prestígio e com a qualidade discutível, mas ao mesmo tempo sendo atropelada pelos avanços tecnológicos, sem se preparar para essa e nem para outras mudanças. Quer ser nova,porém nem do “tradicional” tem sido capaz de dar conta no último tempos. Que escola é essa que todos os anos “despeja” milhões de alunos analfabetos funcionais e ao mesmo tempo tem que dar conta dos desafios do terceiro milênio. Quem somos nós professores nesse processo, como dar conta dessas questões. Parar para pensar é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário